A PS1 foi uma das primeiras consolas a fazer sucesso mundialmente, e um dos jogos que mais se destacou foi a trilogia do Crash Bandicoot N. Sane. Lançado em 1996, o jogo foi desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment, tornando-se num dos jogos mais populares do seu tempo.

O jogo anunciou a chegada de um personagem que rapidamente se tornou num dos mais queridos pelo público. Crash Bandicoot era um simpático marsupial que tinha como objetivo salvar sua namorada Tawna dos planos malignos do cientista Dr. Neo Cortex e de seus assistentes.

A simplicidade da história e das mecânicas do jogo fez com que se tornasse rapidamente num sucesso entre os jogadores. A trilogia foi composta pelos jogos Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot: Warped.

Cada jogo da trilogia tinha a sua própria narrativa e um grande número de níveis diferentes, que culminavam sempre em um chefe final. Todos os jogos tinham um nível de dificuldade desafiador, mas que não era insuperável.

A história dos jogos era leve, e as animações eram tão simples como os efeitos sonoros. Ainda assim, tudo isso tornava-se complementar na experiência do jogo, e levava os jogadores a se sentirem dentro do mundo colorido de Crash Bandicoot.

Alguns anos depois de lançada a trilogia, foi lançado O Insano, mais um jogo da série, mas que não estava na mesma categoria que os três anteriores, pela sua mecânica diferente.

Os jogos da trilogia eram irreverentes e ajudaram a inaugurar um novo estilo de jogos, no qual a aventura e o humor se complementavam. Além disso, os jogos foram responsáveis pela massificação das salas de jogos, que se tornaram um ponto de encontro para os jovens.

Por fim, a trilogia do Crash Bandicoot N. Sane foi, e ainda é, um clássico dos jogos da PS1. As suas formas fáceis e divertidas continuam seduzindo diferentes gerações de jogadores até hoje. Com um lugar especial na memória de todos, o jogo é sem dúvida um dos mais importantes da indústria dos jogos de vídeo.